domingo, 4 de setembro de 2016

Móbile Munari Montessoriano


Projetado pelo artista italiano Bruno Munari (1907-1998), é o primeiro visual da série Montessoriana de Móbiles. Impulsionado por leves brisas do ar este Móbile move-se devagar em torno de um eixo central. 


Móbile Munari
No vídeo que está no final do post verás como o movimento deste móbile é tão legal, toda vez que monto um fico admirada e percebo que realmente não precisamos de um monte de "trecos" para que o móbile seja interessante de se observar.




Recomenda-se introduzir durante as primeiras 3 ou 4 semanas de vida, sendo que até a 6ª semana pode-se iniciar a apresentação do móbile ao neném.

Esse momento não deve ser imposto, observe quando o bebê se habituou ao seu espaço. Não precisa ter pressa, o importante é que o recém-nascido sinta-se confortável, tudo é novidade, e nem tudo o agrada.





Pendure no nível de visão da criança, 30-35 cm aproximadamente, contudo, alto o suficiente para que a criança não o atinja ao mexer braços e pernas.

Em suas primeiras semanas o bebezinho ainda não distingue as cores, por isso, quanto mais contraste mais interessante será para ele e sendo assim este móbile (em preto e branco) é ideal. Existem várias fotos pela internet afora dos nossos "fofuxos" fazendo caras e bocas ao admirar o Móbile Múnari.




 
Baseado em uma fórmula matemática, todos os elementos deste móbile são proporcionais entre si. É por isso que dependendo do tamanho da bola acrílica as outras formas, os passadores e fios em que são pendurados, serão maiores ou menores.


Disponibilizo aqui modelo para impressão com base em esfera acrílica de 6 cm de diâmetro. Nesse caso os passadores deverão ter as seguintes medidas: passador branco 39 cm, preto 32,5 cm, preto e branco 19,50 cm. Acesse aqui o passo a passo para sua montagem.





  Clique abaixo e veja o video: